Figital: O que é e como integrar o físico com o digital

figital
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Estamos vivenciando um novo momento para a gestão de negócios e o relacionamento de compra e venda. Com a mudança de comportamento dos consumidores, integrar os ambientes físico e digital de uma empresa se tornou importante para a fluidez entre os canais e experiência do cliente. Figital é o termo usado para denominar operações híbridas, unindo os recursos digitais e o ambiente físico do negócio.

 

Vem com a gente para saber mais sobre o que é ser figital e quais recursos existem para proporcionar um novo tipo de relacionamento entre empresa e cliente.

 

O que é figital?

 

As possibilidades de escolha por interagir em um canal e comprar em outro tornou-se importante para diferentes perfis de consumidores. A partir disso, surgiram os negócios multicanais, em seguida, começou-se o cruzamento entre eles resultando no cross channel e omnichannel. Desta forma, torna-se cada vez mais comum a ação de comprar no online e retirar o produto em loja ou conhecer em show room e concluir a compra e pagamento pelo digital. Então, começou a se falar em integração entre o físico e o digital, um ambiente misto que se transformou em figital ou Phygital.

 

Com a abertura de diversas possibilidades, a preferência por cada canal varia de acordo com o perfil e ocasião, ampliando a superfície de alcance dos negócios.

 

Como investir para ser figital?

 

O cliente omnichannel busca agilidade e espera que os processos online e offline estejam conectados, e o figital se encaixa no dinamismo desta nova operação. Por isso, o atendimento personalizado e boa experiência na jornada do cliente precisam ser cuidados nos dois locais.

 

Em um ambiente misto e em constante evolução, o negócio precisa estar atento para o entendimento de seu público e assim, integrar de forma que potencialize mais os seus resultados. Isto inclui como trazer os novos recursos digitais para o visual merchandising da loja e também gerar a melhor experimentação e visão dos produtos na experiência digital. Veja abaixo algumas possibilidades:

 

  • Autoatendimento: Inserir QR Code em etiquetas de lojas ou gôndolas para vídeos explicativos é uma boa forma de entregar conhecimento rápido sobre os produtos. Assim, como uma empresa de vestuário pode direcionar para a URL de um catálogo online que demonstre as roupas em modelos com fotos, vídeos e informações sobre o produto como uma vitrine virtual.

 

  • Promoções no Digital: Também é possível que o QR Code inserido no visual merchandising do local físico aponte para o tabloide online de promoções da semana, entregando ainda mais valor para o negócio que demonstra uma atitude sustentável para divulgação.

 

  • Chatbot: Funciona como uma estratégia para direcionar o cliente à uma jornada de atendimento personalizada através de inteligência artificial ou para relacionamento humano especializado. O chatbot permite respostas rápidas ou envio de links por diversos meios digitais inclusive, WhatsApp.

 

  • Mídias Sociais: No comércio em geral, o uso de mídias digitais tem crescido para atrair novos clientes, levar fluxo e gerar vendas; seja através de live commerce, posts e vídeos em Instagram ou outras mídias sociais. Então, é possível direcionar o cliente para o atendimento final em local físico através do WhatsApp. Leia mais sobre integração com canal WhatsApp.

 

Vantagens da estratégia figital para empresas

 

Para que os negócios continuem crescendo, é preciso estar atualizado e ser ágil para acompanhar as evoluções. As maiores vantagens em adotar uma estratégia figital para uma empresa é o atingimento de vários públicos e fidelização de clientes. Pois, torna-se possível atender diferentes preferências na experiência de compra e conquistar o reconhecimento do cliente, que passa a enxergar o seu negócio como inovador.

 

E além disso, também traz o conceito de segurança e escalabilidade para o negócio, já que ele passa a operar em mais de um local, garantindo mais acesso ao consumo e lucros.

 

O Catálogo Online Vou Pedir pode ser usado em diversas estratégias no figital e possui uma implantação rápida pelo nosso time de especialistas. A Vou Pedir é sua parceira para integrar o físico e o digital de uma forma fácil e segura.

Vou Pedir Catálogos Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais: como despertar o desejo de compra

Gatilhos mentais: como despertar o desejo de compra  Existe uma variedade de estratégias no marketing digital que permitem gerar leads, conquistar e fidelizar mais clientes. Apesar dos diferentes níveis de complexidade, a essência delas possui, basicamente, um objetivo em comum:

vou-pedir-catalogo case catálogo digital

Catálogo Online: mais de 580 pedidos em um mês? Saiba como!

A empresa Apex Distribuidora transformou seus catálogos PDFs em catálogos online e com carrinhos de compra. Agora, oferecem uma experiência para pedidos fácil e interativos, com clique de compra nos produtos, otimizando o atendimento de vendas pelo WhatsApp.   “Nossos