Figital: O que é e como integrar o físico com o digital

figital
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Estamos vivenciando um novo momento para a gestão de negócios e o relacionamento de compra e venda. Com a mudança de comportamento dos consumidores, integrar os ambientes físico e digital de uma empresa se tornou importante para a fluidez entre os canais e experiência do cliente. Figital é o termo usado para denominar operações

híbridas, unindo os recursos digitais e o ambiente físico do negócio.

Vem com a gente para saber mais sobre o que é ser figital e quais recursos existem para proporcionar um novo tipo de relacionamento entre empresa e cliente.

O que é figital?

As possibilidades de escolha por interagir em um canal e comprar em outro tornou-se importante para diferentes perfis de consumidores. A partir disso, surgiram os negócios multicanais, em seguida, começou-se o cruzamento entre eles resultando no cross channel e omnichannel. Desta forma, torna-se cada vez mais comum a ação de comprar no online e retirar o produto em loja ou conhecer em show room e concluir a compra e pagamento pelo digital. Então, começou a se falar em integração entre o físico e o digital, um ambiente misto que se transformou em figital ou Phygital.

Com a abertura de diversas possibilidades, a preferência por cada canal varia de acordo com o perfil e ocasião, ampliando a superfície de alcance dos negócios.

Como investir para ser figital?

O cliente omnichannel busca agilidade e espera que os processos online e offline estejam conectados, e o figital se encaixa no dinamismo desta nova operação. Por isso, o atendimento personalizado e boa experiência na jornada do cliente precisam ser cuidados nos dois locais.

Em um ambiente misto e em constante evolução, o negócio precisa estar atento para o entendimento de seu público e assim, integrar de forma que potencialize mais os seus resultados. Isto inclui como trazer os novos recursos digitais para o visual merchandising da loja e também gerar a melhor experimentação e visão dos produtos na experiência digital. Veja abaixo algumas possibilidades:

Autoatendimento: Inserir QR Code em etiquetas de lojas ou gôndolas para vídeos explicativos é uma boa forma de entregar conhecimento rápido sobre os produtos. Assim, como uma empresa de vestuário pode direcionar para a URL de um catálogo online que demonstre as roupas em modelos com fotos, vídeos e informações sobre o produto como uma vitrine virtual.

Promoções no Digital: Também é possível que o QR Code inserido no visual merchandising do local físico aponte para o tabloide online de promoções da semana, entregando ainda mais valor para o negócio que demonstra uma atitude sustentável para divulgação.

Chatbot: Funciona como uma estratégia para direcionar o cliente à uma jornada de atendimento personalizada através de inteligência artificial ou para relacionamento humano especializado. O chatbot permite respostas rápidas ou envio de links por diversos meios digitais inclusive, WhatsApp.

Mídias Sociais: No comércio em geral, o uso de mídias digitais tem crescido para atrair novos clientes, levar fluxo e gerar vendas; seja através de live commerce, posts e vídeos em Instagram ou outras mídias sociais. Então, é possível direcionar o cliente para o atendimento final em local físico através do WhatsApp. Leia mais sobre integração com canal WhatsApp.

Vantagens da estratégia figital para empresas

Para que os negócios continuem crescendo, é preciso estar atualizado e ser ágil para acompanhar as evoluções. As maiores vantagens em adotar uma estratégia figital para uma empresa é o atingimento de vários públicos e fidelização de clientes. Pois, torna-se possível atender diferentes preferências na experiência de compra e conquistar o reconhecimento do cliente, que passa a enxergar o seu negócio como inovador.

E além disso, também traz o conceito de segurança e escalabilidade para o negócio, já que ele passa a operar em mais de um local, garantindo mais acesso ao consumo e lucros.

O Catálogo Online Vou Pedir pode ser usado em diversas estratégias no figital e possui uma implantação rápida pelo nosso time de especialistas. A Vou Pedir é sua parceira para integrar o físico e o digital de uma forma fácil e segura.

como-transformar-seu-catalogo-pdf-em-um-catalogo-online

Como Transformar seu Catálogo PDF em um Catálogo Online

A primeira impressão é a que fica, expressão popular muito conhecida e utilizada e sendo, de fato, correta. Principalmente se tratando do mundo dos negócios, podendo ser uma marca nova e que está se inserindo no mercado ou tradicional sendo

Vender pelo WhatsApp – Benefícios e estratégias

O WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade, estando presente em 99% dos celulares brasileiros. Ao todo, contando com mais de 120 milhões de usuários no país. Dessa forma, é impossível não imaginar ou não inserir

Catálogo – O que é e como funciona

Como o ditado popular diz, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Pensando nisso, qual a melhor opção para se apresentar para novos possíveis clientes, fornecedores ou parceiros, se não por meio de um catálogo? O catálogo é umas das