Catálogo: o que é e como funciona

Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp


Como o ditado popular diz, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Pensando nisso, qual a melhor opção para se apresentar para novos possíveis clientes, fornecedores ou parceiros, se não por meio de um catálogo?


O catálogo é umas das principais ferramentas de divulgação de marca, tanto dos produtos e/ou serviços, assim como dos seus diferenciais, como dos canais de mídia da empresa. Independentemente do tamanho do seu negócio, grande ou pequeno, e do seu público-alvo, seja pessoa física ou jurídica, os catálogos são ferramentas potencializadoras de venda.


Assim, hoje trouxemos com esse artigo, o que um catálogo realmente é e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer e se expandir cada vez mais.


O que é um catálogo?


Como já dito anteriormente, um catálogo é uma ferramenta de marketing com o objetivo de apresentar e divulgar a sua marca, negócio ou empresa. Em outras palavras, ele é um material gráfico que organiza e reúne todas as informações do seu negócio, utilizando fotos e textos explicativos e descritivos. Em suma, funcionando como portfólio seu para potenciais clientes.


Assim, um catálogo pode possuir variados formatos e tamanhos, dependendo do meio que será veiculado, tanto físico quanto digital. No digital, é possível trazer mais recursos visuais e interativos como vídeos e links especiais.


De forma geral, o catálogo funciona como uma vitrine, quebrando barreiras e auxiliando a expandir a imagem do seu negócio.


Como funciona um catálogo e como ele pode potencializar suas vendas


Familiarizado com o que é um catálogo, é importante falarmos sobre a escolha do formato a ser utilizado: físico ou digital.


Cada forma possui uma estratégia de comunicação efetiva, sendo uma complementar a outra. Porém, para o desenvolvimento deste material é necessário ter em mente como está o comportamento de compra de quem deseja atingir atualmente.


Com o grande aumento do digital, muitos foram os clientes que migraram para plataformas online. Atribuindo assim, um novo modelo de comportamento de compra e um ambiente mais competitivo e acirrado de anúncios.


Dessa forma, possuir material digital, com acesso responsivo para smartphones e computadores, deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.


Como resultado, maximizar todas as informações úteis às necessidades do potencial cliente em um único local assegura certa vantagem no momento de ponderação de compra. Já que, bastando um clique, é possível ter acesso a página do produto ou entrar em contato com um vendedor ou representante.


Ainda nesse sentido, o processo de prospecção do cliente é realizado de forma ágil e com maior eficiência. Ao passo que o consumidor já se encontrará educado com relação a sua marca e produtos ou serviços ali anexados no catálogo.


Para finalizar


Catálogos são materiais de fácil distribuição, contudo, cada vez mais nos preocupamos com a sustentabilidade. Desta forma, o físico perde mais uma vantagem para o catálogo digital. Nesse sentido, é possível realizar a sua divulgação por meio de redes sociais, e-mails marketings, próprio ambiente do site, loja física, anúncios online, WhatsApp, entre outras diversas formas.


Seja o formato do seu negócio B2C ou B2B, o catálogo é uma ferramenta que auxilia a despertar o gatilho da ação na mente do público. Investir em um material bem desenvolvido, com design agradável e responsivo, reflete diretamente na imagem que o potencial cliente possuirá do seu negócio.


Agora que você sabe o que um catálogo é, como ele funciona e qual a sua importância, vamos colocar a mão na massa e desenvolver um catálogo digital exclusivo e interativo. Com a Vou Pedir, o seu negócio cresce ainda mais.



Vou Pedir Catálogos Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais: como despertar o desejo de compra

Gatilhos mentais: como despertar o desejo de compra  Existe uma variedade de estratégias no marketing digital que permitem gerar leads, conquistar e fidelizar mais clientes. Apesar dos diferentes níveis de complexidade, a essência delas possui, basicamente, um objetivo em comum:

vou-pedir-catalogo case catálogo digital

Catálogo Online: mais de 580 pedidos em um mês? Saiba como!

A empresa Apex Distribuidora transformou seus catálogos PDFs em catálogos online e com carrinhos de compra. Agora, oferecem uma experiência para pedidos fácil e interativos, com clique de compra nos produtos, otimizando o atendimento de vendas pelo WhatsApp.   “Nossos