Vender pelo WhatsApp: benefícios e estratégias

Vou-Pedir_vender-pelo-whatsapp-benefícios-e-estratégias
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp


O WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade, estando presente em 99% dos celulares brasileiros. Ao todo, contando com mais de 120 milhões de usuários no país. Dessa forma, é impossível não imaginar ou não inserir o aplicativo de mensagens em estratégias de comunicação e venda.


No artigo de hoje, vamos te explicar qual a importância do seu negócio vender pelo WhatsApp e quais os seus benefícios para o time de vendas. Sendo um canal que, a longo prazo traz grandes ganhos a sua empresa.


Por que estar no WhatsApp?


Em um parâmetro geral, o WhatsApp é um dos aplicativos com maior número de downloads e usuários do Brasil. Em relatório publicado pela We Are Social e HootSuite, o WhatsApp ficou em segundo lugar no ranking de redes sociais mais utilizada, perdendo somente para o YouTube. Porém, garantindo primeiro lugar no ranking de aplicativo de rede social mais utilizado, apontando que o brasileiro utiliza o mensageiro em média 30,3 horas durante o mês.


O WhatsApp faz parte do nosso cotidiano, seja do momento em que acordamos ao que vamos dormir, sempre damos aquela olhadinha no aplicativo. Assim, independente do público-alvo que a sua empresa quer atingir, ele vai estar presente no aplicativo.


Durante e após o período pandêmico, o WhatsApp foi o responsável por salvar e auxiliar diversos comércios a se manterem funcionando. Demonstrando assim, uma necessidade de possuir contato além do “olho-no-olho” com o consumidor.


Porém, também sendo de grande importância realizar o uso correto do aplicativo de mensagens, com estratégias estudadas e planejadas e ele voltado para o lado profissional.


Dessa forma, tendo a sua versão coorporativa, o WhatsApp Business, possibilita o mesmo contato com os potenciais clientes, mas de forma mais profissional.


O aplicativo possui grande potencial a ser explorado, auxiliando a inserir e a alavancar negócios, sejam grandes ou pequenos.


Contando ainda com ele para manter um relacionamento imediato, personalizado e próximo com os clientes. Além disso, realizando vendas por intermédio e diretamente pelo WhatsApp, não é requerido investimento imediato para desenvolvimento e criação de e-commerce ou pode ser utilizado como um outro canal de vendas e de receita complementar para o negócio.


WhatsApp como ferramenta de vendas


Um dos principais benefícios em se vender pelo WhatsApp está em, além do contato direto e personalizado com o cliente, conseguir uma maior produtividade. Ao passo que, o aplicativo permite com que seja possível conversar com diversos clientes ao mesmo tempo.


Garantindo assim, maior agilidade e eficiência ao processo de prospecção de potenciais clientes. Evitando com que o time de vendas fique em contato com um único cliente por longos períodos ou aguardando resposta.


Dessa forma o tempo utilizado em uma única ligação ou em trocas contínuas de e-mail, é totalmente substituído por mensagens rápidas, com visualização e resposta quase que imediatas. Existindo também, a possibilidade de usar ferramentas que facilitem a comunicação em vendas.


WhatsApp Business


O primeiro passo para utilizar vender pelo WhatsApp, está em possuir um número coorporativo e instalar sua versão Business. Essa versão é voltada para, como o próprio nome diz, contato profissional e possui uma série de funções voltadas propriamente para essa área.


Entre essas funções, temos mensagens automáticas, que podem sem programadas para, assim que o cliente entrar em contato, o responder de forma imediata. Assim, é possível cadastrar mensagem de boas-vindas e informativa – seja sobre o momento de o contato estar fora do horário comercial da empresa ou sobre períodos de recesso.


Além disso, ainda garante o preenchimento de um perfil mais completo para os clientes. Possuindo nele, campos para o cadastro do endereço da empresa, loja ou estabelecimento e horários de atendimento.


O uso do WhatsApp Business para esse meio é estritamente indicado para, além de suas diversas funções, evitar que se tenha a necessidade de utilizar telefones pessoais para contato com clientes. Dessa forma, mensagens fora do horário, bem como abordagens indevidas e distrações, são evitadas.


Benefícios de Vender pelo WhatsApp


São diversos os motivos para que o seu negócio esteja presente no WhatsApp, como explicamos acima. Mas caso ainda precise de mais alguns, separamos a baixo os 3 principais benefícios garantidos ao seu negócio ao utilizar o mensageiro para vendas:


1# Atração do cliente

A comodidade que o WhatsApp proporciona com uma comunicação rápida e imediata, sem a necessidade de efetuar ligações, é de fato, um grande diferencial para potenciais clientes.


Dessa forma, possuir plataforma para contato, em que ainda permite o uso de imagens, vídeos e áudios, possui grande impacto positivo sobre os consumidores.


2# Taxa de Abertura

Mensagens enviadas pelo WhatsApp possuem altas taxas de abertura em grande parte dos casos, principalmente quando as comparamos com estratégias de e-mail marketing.


Em pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageira no Brasil – Agosto de 2021, 80% dos usuários entrevistados, utilizam o WhatsApp para se comunicar com marcas e empresas.


Ainda com base neste relatório, quando perguntado sobre a frequência de uso, 86% dos entrevistados responderam que utilizam o WhatsApp todos os dias.


Dessa forma, o cliente recebe e mantém o conteúdo enviado por mensagem, garantindo a ele fácil acesso e a qualquer momento para reler a mensagem.


3# Potencializador no processo de decisão

Como em todo o negócio, o consumidor passa pelo que chamamos de funil de venda, processo em que ele descobre, pondera e finaliza a compra. A última etapa do funil de vendas é o objetivo dos negócios, mas é necessário que as outras duas etapas sejam feitas de forma eficiente.


Dessa forma, ao vender pelo WhatsApp, o time de vendas fica em contato direto com o cliente, assim, conseguindo responder suas dúvidas de forma imediata, apoiar na decisão de compra e propor outras soluções.


Como resultado, todo o processo de inserção do cliente no funil de vendas, bem como a sua trajetória até atingir o final, acontece de maneira mais ágil e eficiente.


Somando isso ao uso de lista de transmissões e as informações previamente inseridas no perfil de contato da empresa, o próprio consumidor pode de inserir no processo do funil, bastando somente um breve contato com vendedor ou representante para, de fato, finalizar a compra.


Vamos começar?


O WhatsApp, como mostramos, possui diversos benefícios para o seu negócio, porém, ainda sendo de grande importância o respeito e autorização para contato com cliente. Já que estamos falando de um meio tão pessoal assim.


Dessa forma, o contato entre empresa e cliente deve ocorrer de forma consensual. O contrário aconteceria, caso a comunicação realiza-se de forma invasiva, com um único resultado: bloqueado pelo contato.


Obedecendo as vontades do consumidor, o WhatsApp se torna uma ferramenta incrível para que seu negócio se expanda cada vez mais. Seja por meio de contato direto ou pela publicação ou compartilhamento de conteúdo. Agora que você sabe como vender pelo WhatsApp e seus benefícios, seja muito bem-vindo ao mundo de uma comunicação mais eficiente e obtenção de resultados.



Vou Pedir Catálogos Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais: como despertar o desejo de compra

Gatilhos mentais: como despertar o desejo de compra  Existe uma variedade de estratégias no marketing digital que permitem gerar leads, conquistar e fidelizar mais clientes. Apesar dos diferentes níveis de complexidade, a essência delas possui, basicamente, um objetivo em comum:

vou-pedir-catalogo case catálogo digital

Catálogo Online: mais de 580 pedidos em um mês? Saiba como!

A empresa Apex Distribuidora transformou seus catálogos PDFs em catálogos online e com carrinhos de compra. Agora, oferecem uma experiência para pedidos fácil e interativos, com clique de compra nos produtos, otimizando o atendimento de vendas pelo WhatsApp.   “Nossos