Como Transformar seu Catálogo PDF em um Catálogo Online

como-transformar-seu-catalogo-pdf-em-um-catalogo-online
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp


A primeira impressão é a que fica, expressão popular muito conhecida e utilizada e sendo, de fato, correta. Principalmente se tratando do mundo dos negócios, podendo ser uma marca nova e que está se inserindo no mercado ou tradicional sendo apresentada para novos clientes. Assim, para causar uma boa primeira impressão, apostar na criação de um catálogo online de produtos ou serviços é de grande importância.


Muito provavelmente você já teve contato com catálogos impressos, sendo as “revistinhas de cosméticos” ou catálogos de moda os mais conhecidos. É a partir desse material com que o potencial cliente possui o primeiro contato com a sua marca e com os produtos que o seu negócio está ofertando.


Sendo a partir dessa apresentação que o desejo preliminar de compra se aflora.


Como já conversamos em artigo anterior, sobre o que é um catálogo e como ele funciona, catálogos são ferramentas de venda poderosas. Essencialmente utilizadas em reuniões com futuros parceiros e fornecedores, era muito utilizado em formato impresso ou em PDF para envio por e-mail ou para download.


O “x” da questão que hoje queremos trazer, está apontar a necessidade de otimizar o seu catálogo, o tornando de fato, uma poderosa ferramenta de vendas.


Catálogo Online


O aumento de compras por e-commerce, e com a crescente preferência por esse novo método de compra, se tornou de grande importância que os empreendimentos expandam sua presença para o meio digital também. E para aqueles que já se encontram no online, a otimizarem e automatizarem mais os seus processos.


Sendo o catálogo online uma ótima forma para avançar pelo mundo da internet.


Você já parou para pensar que o catálogo online quebra com as barreiras que o físico possui? Como a necessidade de alteração imediata. Sendo necessário todo um retrabalho, tanto para sua alteração como para uma nova impressão.


Assim, o catálogo online dá mais agilidade para a realização de alterações e correções. Bem como a facilidade no seu upload para os meios digitais, substituindo o arquivo antigo.


Do Catálogo em PDF para o Online


Catálogos digitais são imprescindíveis atualmente. Possuir esta ferramenta em formato PDF, por mais que torne todo o processo mais facilitado, ainda demanda de ajustes e otimizações.


Um dos principais pontos a serem falados sobre a diferença entre o catálogo PDF e o online, está justamente nas suas atualizações de informação.


Enquanto que o arquivo PDF necessita de um software para inserir ou alterar elementos, ainda é preciso o salvar e fazer o upload do novo arquivo. O que, em algumas situações, podem ocorrer divergência de informações, já que o cliente pode possuir um catálogo antigo.


Ao contrário, toda e qualquer atualização e alteração realizadas em um catálogo online, ocorrem de forma imediata no material. Diminuindo assim, as chances de ocorrer qualquer tipo de erro de comunicação.


Ainda nesse sentido, um catálogo em PDF, por mais que compartilhável, não significa que este seja online.


Já que, no formato digital existe uma quantidade diversificada de recursos extras que proporcionam uma experiência de navegação agradável ao cliente. Como exemplo, possibilitando com que o usuário posso realizar pesquisas de produtos e compras dentro do próprio material.


Além disso, o catálogo online possui um formato mais responsivo do que o PDF, garantindo a mesma experiência de navegação independente do dispositivo utilizado.


Seja em um computador ou em um celular, o formato digital permanece com todas as suas funcionalidades trabalhando perfeitamente.


Criando Catálogo Online


Agora que ficou mais compreensível a diferença entre o catálogo PDF e o online, podemos falar sobre a sua criação, não é mesmo?


E bem, a transição do catálogo PDF para o digital, é muito mais simples do que aparenta ser.


Para tal, o primeiro passo tomado para a criação do formato digital, está em fornecer o arquivo PDF do catálogo. Importante ressaltar que o arquivo, preferencialmente, esteja em formato retrato: Letter ou A4, para melhor apresentação de suas informações no mobile.


Em conjunto, sendo enviado documento, via planilha Excel, contendo os dados básicos dos produtos para cadastro. Informações essenciais como: nome, código de referência, preço e variações, quando houver, como tamanho e cor, entre outras que forem importantes para o seu negócio.


A partir deste arquivo e das informações básicas dos artigos vendidos, que é possível dar sequência a criação do catálogo online.

Toda esta estruturação estando de acordo e dentro do estabelecido para a identidade visual da sua marca.


E se eu não possuir catálogo PDF?


Catálogos ainda são ferramentas que muitos assimilam como sendo algo somente de uso corporativo para reuniões entre parceiros e fornecedores. Então, não fique preocupado se ainda não possuir esse material.


Há diversas ferramentas online e gratuitas que podem te auxiliar com a criação de um catálogo.


Com layout simples e intuitivo, plataformas como o Canva possuem uma alta variedade de templates editáveis que podem ser utilizados. Ou caso, tenha preferência pelo tradicional, o próprio Power Point permite com que um catálogo possa ser criado em sua estrutura e salvo posteriormente em PDF.


E, caso possua uma grande quantidade de produtos e informações de imagens e dados em URL, a Vou Pedir possui solução automatizada própria. Conseguindo desta forma, transformar rapidamente os dados dos seus produtos e criar um catálogo PDF de seu negócio.


5 Principais Vantagens de investir em um Catálogo Online


Possuir um catálogo em si já proporciona diversas vantagens para o seu negócio. Porém, um catálogo digital proporciona uma quantidade de benefícios ainda maior.


Abaixo separamos as suas principais vantagens que, não somente refletem em seus clientes, mas também proporcionam uma melhor produtividade no cotidiano do seu negócio.


1# Alterações Imediatas

Atualizações de informações são ações que sempre vão ocorrer. Seja para correções, alteração de valores ou até mesmo para adicionar uma nova categoria.


Possuindo catálogo online, essas e outras mudanças podem ser realizadas de forma rápida, imediata e a qualquer momento do dia.

Mantendo assim, seu material sempre atualizado e sem qualquer custo com nova impressão ou divergência de informação.


2# Eficiência em Vendas

Com catálogo online, as chances de erro nos pedidos de vendas realizadas diretamente pelo WhatsApp ou e-mail são completamente extintas. Isto sendo resultado da automação provinda da integração do catálogo digital com o aplicativo de mensagens.


Dessa forma, o vendedor ou representante recebe em seu chat WhastApp Business ou e-mail informações completas, como: referência, nome produto, quantidade e valor. Bem como informações complementares do cliente, como nome, forma de pagamento e entrega.


3# Experiência do Cliente

A experiência do cliente é transformada no ambiente virtual. Já que, o catálogo digital é um modelo de e-commerce inovador e fácil que pode ser utilizado pelo computador ou celular. Como resultado, há excelente aceitação do cliente ao experimentar o formato visual e de compra pela primeira vez.


4# Facilidade para realizar Compras

O catálogo online é responsável por facilitar as compras online realizadas pelos clientes. Como resultado da sua integração com o WhatsApp, não se faz necessário com que precise realizar login, com e-mail e senha, aspectos fundamentais do e-commerce.


Todas as informações são completadas no momento da realização do pedido, assim, informando qualquer atualização por meio do próprio WhatsApp. Esta solução é ideal para clientes que enfrentam dificuldades no digital ou buscam agilidade no processo de compra.


5# Interatividade

A interatividade é um dos principais diferenciais no uso de um catálogo online. Permitindo com que vídeos, pop up de campanhas sejam inseridos no material. Garantindo assim, um uso mais interativo e dinâmico do material digital.


Vou Pedir Catálogos Online


Invista em catálogos online e veja seu negócio alcançando mais clientes e suas vendas crescendo. A Vou Pedir é especialista em realizar a criação de catálogos interativos, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de compra para seus clientes.


Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos planos. Ficaremos mais do que contentes em auxiliar com a seleção da melhor opção para o seu negócio, assim como na automação de catálogo online com identidade própria e pronto para alavancar suas vendas e captação de novos clientes.



Vou Pedir Catálogos Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais: como despertar o desejo de compra

Gatilhos mentais: como despertar o desejo de compra  Existe uma variedade de estratégias no marketing digital que permitem gerar leads, conquistar e fidelizar mais clientes. Apesar dos diferentes níveis de complexidade, a essência delas possui, basicamente, um objetivo em comum:

vou-pedir-catalogo case catálogo digital

Catálogo Online: mais de 580 pedidos em um mês? Saiba como!

A empresa Apex Distribuidora transformou seus catálogos PDFs em catálogos online e com carrinhos de compra. Agora, oferecem uma experiência para pedidos fácil e interativos, com clique de compra nos produtos, otimizando o atendimento de vendas pelo WhatsApp.   “Nossos